Crítica Textual / Ecdótica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

+56
Lisbella Lopes
Tuiany
Luiza Lima Gomes
Jaque Silva
Milena de Assis
sheila noronha
Andréa Santos
Rafael Huguenin
Douglas Coelho
WALLACE CARVALHO
Sheila Jacob
Leticia Silva
Julya Tavares
Monique Borges
carloseduardogoulart
allinekatyuza
Thamires Paradella
BEATRIZ OLIVEIRA BARBOSA
Fernanda Freitas Matias
louise.cruz
Fabiane De Rosa
Tahiná da S.S.Moreira
Barbara Lauria
Beatriz A. Calheiros
Carolinne Ribeiro
Caroline Sampaio
Thamiris Netto
Luiza Menezes Gesteira
laryssafazolo
SERGIO HENRIQUE
Leandro Andrade
Millene Barros Guimarães
Julia
Maria da Graça S. Barbuto
Mariane Marques
ana beatriz quiroga
BIANCA PEREIRA DE SANTANN
Lívia Siqueira
Lorrane Moreno
Fernando Alfradique
Rafaela
Gabriela Medeiros
martinha
Marcella Varella de Paula
flavia
Glauciane Cardoso
Mariana Gonçalves
camilla reis dos santos
Bianca Sampaio Moreno
Fabio Rangel
Roberta Domenique
Vanessa Silva Ramalho
Bruna Fernandes
Bianca.Bartira
Leandra Machado
Admin
60 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Admin Sáb Ago 21, 2010 11:31 am

Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2010

https://critica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty resposta da questão- Leandra Machado

Mensagem  Leandra Machado Sáb Ago 28, 2010 5:03 pm

Textos fidedignos são aqueles textos que não apresentam alterações de terceiros, que podem ser os editores, revisores etc. Enfim são textos que estão da forma como o autor o produziu, logo, temos acesso exatamente ao que o autor queria nos passar e não a uma idéia corrompida, como seria no caso de um texto que passou por outras pessoas antes de chegar às mãos do leitor. Portanto é importante termos o cuidado de buscar ter acesso à leitura de textos fidedignos ou edições críticas para que não sejamos "enganados" recebendo informações (idéias) diferentes da proposta do autor, porque muitas vezes os editores ou tipógrafos e etc mudam o texto, retiram palavras, ou partes do texto, como prefácio. E isso ocorre tanto voluntariamente, ou seja, por vontade de terceiros, quanto involuntariamente, por descuido, ou acidentes.

Leandra C. Machado da Silva.

Leandra Machado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta-Bianca Bartira

Mensagem  Bianca.Bartira Sáb Ago 28, 2010 6:28 pm

Ler textos fidedignos é de suma importância, pois nesses textos tem-se as palavras e ideias do autor. Afinal, uma palavra suprimida ou uma acrescentada pode alterar completamente o sentido uma frase e, talvez, o sentido de todo o texto. Na minha habilitação, latim, o cuidado de ler textos fidedignos é essencial, pois há muitas obras clássicas que chegaram aos dias de hoje incompletas e encontram-se versões dessas obras que foram alteradas por terceiros. Em textos fidedignos teremos sempre a essência do autor que escreveu a obra e não as versão de alguém sobre uma determinada obra.
Bianca Bartira

Bianca.Bartira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Textos originais

Mensagem  Bruna Fernandes Sáb Ago 28, 2010 8:59 pm

É extremamente importante atentarmos para o fato de que muitos textos passam por alterações não intendidas por seus autores. Tal fato é no mínimo preocupante, considerando que todos têm o direito de expressar suas ideias através de textos e que a corrupção dos mesmos pode resultar em mal-entendido ou simplesmente não condizer com a vontade do autor, que merece ser respeitada. Além disso, podem haver casos em que danos maiores atinjam toda a sociedade, com a alteração de documentos de âmbito público, por exemplo. Assim, a função do Crítico Textual em conservar a integridade dos textos bem como pretendem seus autores é de suma importância, proporcionando aos leitores, então, fontes confiáveis de pesquisa e entrenimento, e fazendo com que as palavras originais (e, principalmente, as ideias que elas representam) sejam eternizadas.

Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância dos textos fidedignos

Mensagem  Vanessa Silva Ramalho Dom Ago 29, 2010 11:15 am

Em minha opinião todos as pessoas que querem basear um trabalho, ou fazer uma pesquisa, ou até mesmo fazer uma simples leitura, devem se preocupar com a origem do texto que estão tendo como base, isso porque todos nós sabemos que há diversas fontes para conseguirmos um texto (uma obra), e que na maioria das vezes, essas fontes não são de total confiança, principalmente se tratando de textos retirados da internet e de algumas editoras sem prestígio.
Cotidianamente no processo de lançamento de novas edições de algumas obras, vão ocorrendo consideráveis tranformações, seja simplesmente na estética do livro como na capa e formatação do texto, seja no próprio corpo textual com a substituição de uma palavra por outra que muita das vezes acaba mundando o sentido da história.
Portanto, é de total importância nos basiarmos em textos fidedignos, pois só assim poderemos compreender de forma segura e verdadeira a idéia que o autor teve ao criar determinada obra, sem a intromissão de terceiros.

Vanessa Silva Ramalho


Última edição por Vanessa Silva Ramalho em Dom Ago 29, 2010 12:02 pm, editado 5 vez(es)

Vanessa Silva Ramalho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta da questão

Mensagem  Roberta Domenique Dom Ago 29, 2010 4:46 pm

Os textos fidedignos são de suma importância, pois representam expressões da cultura pessoal ou social, e se modificados, podem perder parte de sua função. Como por exemplo, tem-se o livro "Senhora" de José de Alencar, no qual há toda uma crítica em relação aos valores da sociedade, porém algumas editoras o reduziram tanto, que o transformaram numa simples história de amor. E assim acontece com tantos outros livros. Além disso, é muito complicado (e absurdo) toda essa existência de textos modificados, pois se está analisando escritos de terceiros, como se fossem do autor, o que consequentemente resulta em uma análise errada. Por isso o trabalho do crítico textual é essencial, pois nos conscientiza e esclarece sobre a obra original.
Roberta Domenique






Roberta Domenique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância dos textos fidedignos.

Mensagem  Fabio Rangel Dom Ago 29, 2010 5:00 pm

É de suma importância a leitura de um livro fidedigno pois o mesmo nos remete à ideia do autor, seus pensamentos e não teremos que nos sujeitar às mudanças feitas intencionalmentes ou não das novas edições nos fazendo assim termos conteúdo de acordo com a intenção do autor e não com possíveis ramificações de seu pensamento.

Fabio Rangel

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância da leitura de textos fidedignos

Mensagem  Bianca Sampaio Moreno Dom Ago 29, 2010 5:34 pm

O trabalho da Crítica Textual é recuperar a originalidade autoral dos textos corrompidos ao longo do tempo. Esse problema se dá por diversos motivos, como a falta dos manuscritos autorais, o não entendimento deles, as edições problemáticas e etc. Isso resulta na não fidedignidade dos textos, ou seja, eles acabam passando mensagens totalmente diferentes das pretendidas pelo autor, causando uma visível alteração de sentido.
A importância da leitura de textos fidedignos é exatamente saber que sentido o autor quis atribuir ao texto, quais palavras ele realmente usou, qual a ordem cronológica e qual é o real conteúdo. Ao ler um texto corrompido, esses fatores se alteram, interferindo em possíveis estudos sobre o texto, sobre as intenções do autor e sobre a própria leitura.

Bianca Moreno

Bianca Sampaio Moreno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância em ler textos fidedignos.

Mensagem  camilla reis dos santos Dom Ago 29, 2010 7:42 pm

Ler textos fidedignos é a certeza de ler uma autêntica obra de determinado autor, é a certeza de que tudo que esta escrito é exatamente o que o autor escreveu, passando com precisão impressões que o outor desejava a respeito do texto. A importância se encontra justamente ai,pois a alteração de uma obra a torna problemática, e a distancia de seu verdadeiro criador e de sua verdadeira história.
A critica textual trabalha justamente no resgate das obras, assim como tal escritor a fez, com a finalidade de preservar as obras e o trabalho dos autores.

Camilla Reis

camilla reis dos santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância de ler textos fidedignos

Mensagem  Mariana Gonçalves Dom Ago 29, 2010 9:44 pm

É de extrema importancia a leitura de textos fidedignos pois neles estao presentes as reais ideias do autor, sem qualquer tipo de edição ou alteraçao. Em textos fidedignos encontramos a essência do que o autor realmente quis passar ao escrevê-lo. Com o passar dos anos, décadas e séculos os textos vão se perdendo e essas obras vão sendo passadas aos leitores sem nenhum tipo de cuidado em relação à fidelidade do manuscrito feito pelo autor. Em muitos textos palavras são alteradas mudando completamente o sentido do texto, alguns colocam palavras que acreditam ser a certa sem ao menos pesquisar. Por motivos como esses que é importante ir atrás de obras fidedignas, pois preservam e perpetuam a verdadeira intenção do autor.


Mariana Gonçalves da Silva



Mariana Gonçalves

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A importância de ler textos fidedignos

Mensagem  Glauciane Cardoso Seg Ago 30, 2010 11:45 am

É de suma importância lermos textos que não tenham sofrido qualquer tipo de alteração ou edição, pois desta maneira teremos o privilégio de ter em mãos o texto fiel do autor. Temos a oportunidade de extrair deste sua essência, entender o que o autor pretendia passar quando o escreveu. É lamentável que, com o passar do tempo os textos a cada edição vem sofrendo mais e mais alterações e, a medida que isso ocorre, mais distante fica do que o autor realmente escreveu. A mensagem se perde, o sentido de tudo muda e dai perdemos também, porque o que temos nas mãos são materiais, digamos, falsos, porque o conteúdo está comprometido, devido a interferência de terceiros, resultado de uma péssima análise ou falta de consciência de preservar o conteúdo como ele o é.

Glauciane Cardoso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta

Mensagem  flavia Seg Ago 30, 2010 7:36 pm

A importância de ler um texto fidedigno, é por se tratar de um texto que foi escrito pelo autor, e não sofreu qualquer tipo de alteração de terceiros como : tipografos, editores, redatores e em alguns casos pelo próprio autor. Sendo feito me modo intencional ou não.

flavia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Textos fidedignos e sua importância

Mensagem  Marcella Varella de Paula Seg Ago 30, 2010 8:08 pm

Segundo a crítica textual, textos fidedignos são aqueles de caráter autêntico, ou seja, que não sofreram nenhum tipo de alteração em relação
ao seu manuscrito autógrafo, seja por editores, revisores, entre outros. É imprescindível o cuidado para se ler apenas os mesmos, caso contrário
sua originalidade pode não ser preservada, muitas vezes sofrendo modificações que vão de encontro às idéias propostas pelo autor; sendo que,
ao ler uma obra sem saber se sua origem é fidedigna, é possível que ela não corresponda à real mensagem e que os próprios leitores realizem
falsas inferências. Portanto, antes de ler um texto, é preciso saber sua procedência para ele seja efetivamente lido.

Marcella Varella

Marcella Varella de Paula

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta - Marta Cortes

Mensagem  martinha Seg Ago 30, 2010 8:35 pm

A leitura de texto fidedigno garante que a obra não sofreu alterações de terceiros e as informações ali vinculadas são realmente autênticas. Busca esclarecer os pontos obscuros e de difícil entendimento através de notas colocadas na edição crítica e que não provocam alterações de espécie nenhuma no original ou explicar o ponto de vista do autor naquele determinado trecho. Marta Corte da Silva

martinha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta - Gabriela Medeiros

Mensagem  Gabriela Medeiros Seg Ago 30, 2010 9:57 pm

Consideramos um texto fidedigno aquele que não sofreu alterações desde o momento em que foi escrito. Embora, muitos textos tenham sofrido alterações desde o início de sua primeira edição, a fidelidade aos escritos do autor é de suma importância pois, preserva, de fato, as palavras do próprio autor, suas ideias, pensamentos e maneira de expressar e até mesmo informações e teorias. Com a tarefa de buscar fontes fidedinas e restaurar os textos, a Critica Textual busca cuidar, interpretar, preparar e reproduzir edições que se aproximem ao máximo dos textos autorais, retomando a fidedignidade e o caráter verdadeiro do texto.

Gabriela Medeiros

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A Crítica Textual e a autenticidade dos textos

Mensagem  Rafaela Ter Ago 31, 2010 12:01 am

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?
As transformações que um texto sofre ao longo de suas edições impedem a continuidade da transmissão da informação, a perda da integridade das obras e, consequentemente, o distanciamento do patrimônio cultural escrito de uma dada cultura.
Os textos são também a base dos estudos linguísticos das culturas e quando se perde ou se altera aquilo que seria o original, esse estudo passa a ter uma fonte equivocada de conhecimento da língua.
Levando em conta os textos literários, a leitura de um texto fidedigno é o testemunho de uma criação contextualizada socio-historicamente, e quando o texto não está em sua forma genuína ele pode contar errôneamente a história de uma cultura.
Em alguns casos, as mudanças sofridas poderão ser autorais, em contrapartida, diversos casos são de modificações não autorais e são inúmeras as razões para que isso aconteça: transformações endógenas, exógenas, voluntárias, involuntárias... Cabe ao Crítico Textual o estudo e a classificação dos textos e de suas edições, entre outras tarefas de enorme importância no que tange à autenticidade e fidedignidade textual, para que se preserve a transmissão dos dados e informações dos textos através dos tempos.

Rafaela Moreira Rodrigues Alves

Rafaela

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/08/2010
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Fernando Alfradique Ter Ago 31, 2010 12:49 am

É de suma importância que, principalmente no meio acadêmico, se tenha acesso apenas a textos fidedignos, ou seja, aqueles cujas editoras tenham restaurado a última intenção materializada do autor, não alterando de maneira relevante seu conteúdo e/ou, até mesmo, sua forma. O que infelizmente tem acontecido atualmente é que algumas editoras - acredita-se que a grande maioria delas - não prezam por esse aspecto; editam de maneira precária (segundo critérios pessoais) os textos a serem publicados e os publicam como se fossem produções inteiramente autorais, ignorando completamente o juízo crítico de seus autores. O resultado é que o público acaba iludido, convencido - até que se prove o contrário - de estar lendo um texto autoral, quando na verdade não está. Para reverter essa situação problemática, algumas editoras felizmente têm optado pela restauração dos textos autorais, livrando-os da intromissão de terceiros e mantendo sua real substância, ou seja, aquilo que por fim foi idealizado pelo seu autor. É graças a essas confiáveis edições que se pode ter a certeza de um texto fidedigno, sobre o qual poderão ser feitas análises e interpretações livres de equívocos editoriais, e que garanta a mais segura compreensão e aplicação das ideias de determinado autor.

Por Fernando A. P. Alfradique.

Fernando Alfradique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Lorrane Moreno Ter Ago 31, 2010 9:19 am

Primeiramente, texto fidedigno é aquele em que não há alterações em relação a seu manuscrito. Ou seja, é o texto que expressa unicamente a vontade e as intenções de seu autor. Sendo assim, pode-se perceber que a importância de se ler textos fidedignos é muito grande, já que quando se procura um texto de certo autor, deduz-se que são suas ideias expressas ali e não de terceiros que o leitor quer encontrar.
Porém, nem sempre isso acontece. Temos visto, a partir dos estudos de Crítica Textual, que nem sempre os textos são inteiramente constituídos do que o autor escreveu e idealizou. Muitas das vezes os textos sofrem modificações em sua edição e até mesmo em seu conteúdo, o que é ruim, pois o leitor é enganado, lê algo que não é verdadeiro e que não condiz com o que o autor escreveu.
Por isso é muito importante a busca por textos fidedignos, pois é a partir deles que há a certeza de veracidade do que se lê.


Lorrane Moreno.

Lorrane Moreno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Lívia Siqueira - resposta

Mensagem  Lívia Siqueira Ter Ago 31, 2010 10:58 am

Quando lemos um texto, é importante entendermos exatamente o que o autor quis expressar ao escrevê-lo, termos definições exatas para aquilo que procuramos. Se o texto é fidedigno, alcançamos nosso objetivo, pois este se aproxima ao máximo do texto original, então, nos passa exatamente o que o autor quis mostrar. Por sua vez, o texto que apresenta diversas alterações acaba fugindo do seu sentido real, muitas vezes até pequenas mudanças podem fazer o texto ficar completamente fora daquilo que o autor pretendia com o texto inicial. Quando pegamos o livro de um determinado autor para ler, queremos ler aquilo que ele escreveu ou o mais próximo possível disso.

Lívia Siqueira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta da Questão

Mensagem  BIANCA PEREIRA DE SANTANN Ter Ago 31, 2010 11:11 am

Os textos sofrem modificações ao longo do processo de sua transmissão. Em que cada cópia se faz por ato involuntário ou vonluntário. A Crítica textual tem um papel fundamental, pois, contribui com a recuperação do patrimônio cultural de cada cultura, também para a transmissão e preservação desse patrimônio, assegurando desta forma, a subsistência e longevidade.
A leitura de textos fidedignos está destinada a valorizar o labor autoral, evitando assim, leituras de textos fraudulentos.

BIANCA PEREIRA DE SANTANN

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Crítica Textual/ Ecdótica - Textos Fidedignos

Mensagem  ana beatriz quiroga Ter Ago 31, 2010 11:22 am

É essencial a leitura de textos fidedignos - isto é, sem alterações produzidas por terceiros, seja voluntária ou involuntariamente – na medida em que, só assim podemos ter certeza de estar-se diante da obra tal como elaborada pelo autor, sem o risco de deturpações. Devido a diversos fatores, tais como: diversidade de edições, possível falta de qualidade de algumas delas, traduções mal feitas, revisão insuficiente, e outros, pode ocorrer a alteração de palavras ou mesmo a supressão/redução de parte do texto, o que mutila a obra, muitas vezes distanciando-a do sentido original que fora impresso pelo autor. Através do texto o mais fidedigno possível, preserva-se a escrita como feita, o estilo em que realizada, e respeita-se a obra literária em si. Neste sentido o trabalho da crítica textual, de fundamental resgate e preservação.
Ana Beatriz Quiroga
11021023

ana beatriz quiroga

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta de Mariane Marques

Mensagem  Mariane Marques Ter Ago 31, 2010 11:32 am

Os textos fidedignos são aqueles em que não há modificações feitas por editores ou tradutores.
É muito importante o seu uso, pois só com eles temos certeza que o que estamos lendo foi realmente escrito pelo autor.
O uso desses textos é especialmente importante em trabalhos acadêmicos, em que se forem usados textos modificados, não fidedignos, todo o trabalho será comprometido.

Mariane Marques

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Importância da leitura de textos fidedignos.

Mensagem  Maria da Graça S. Barbuto Ter Ago 31, 2010 12:34 pm

Sabemos que a transmissão de textos é passível de apresentar modificações do texto autoral; sejam estas exógenas - determinadas em razão da deteriorização do material devido a fatores externos, sejam de natureza endógena -em razão da reprodução do texto com alterações não autorizadas pelo autor, segundo Cambraia. A importância da leitura de textos fidedignos, isento de modificações introduzidas por terceiros, está em se ter conhecimento do texto original e da época e cultura em que foram escritos, assim como também a transmissão correta dos saberes nas mais diferentes áreas do conhecimento com base nas edições críticas e/ou nos originais.

Maria da Graça S. Barbuto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Resposta

Mensagem  Julia Ter Ago 31, 2010 1:14 pm

Textos fidedignos são importantes porque garantem que a obra do autor não sofreu alteração, nos levando a ler e entender exatamente o que o autor quis dizer. Quando a obra sofre alguma modificação, por menor que seja, muitas vezes altera o sentido de uma pequena frase ou ate o texto como um todo. A Crítica textual trabalha exatamente em cima desses textos fidedignos. Quando há alterações, pode haver um comprometimento no trabalho feito pelos críticos.
Julia Mariano

Julia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 36
Localização : São Gonçalo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty A problemática dos textos não fidedignos

Mensagem  Millene Barros Guimarães Ter Ago 31, 2010 1:48 pm

A problemática dos textos fidedignos não atinge somente o meio acadêmico e sim, a todos os leitores. No entanto, essa problemática causa preocupação a esse meio, já que a maioria dos leitores não tem conhecimento que os textos podem chegar até eles de maneira não "fiel", ou seja, que os textos podem ser modificados.
A importância dos textos serem fidedignos está em o leitor ter certeza de que está lendo algo escrito e defendido pelo próprio autor e não modificado por qualquer pessoa que não respeita a obra do autor como sua propriedade e criação particular.
Essa questão da verdade dos textos chegarem ao leitor deve ser defendida por qualquer estudadante da área de Letras e divulgada para que a sociedade desperte e perceba que está sendo enganada, assim como se é enganado ao comprar um produto que falsificado. Essa questão deveria ser regulamentada e vista como um crime, já que os consumidores estão sendo lesados ao adquirir um produto que não é o "real".

Millene Barros Guimarães

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica Empty Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos