Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Admin em Sab Ago 21, 2010 11:31 am

Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/05/2010

Ver perfil do usuário http://critica.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

resposta da questão- Leandra Machado

Mensagem  Leandra Machado em Sab Ago 28, 2010 5:03 pm

Textos fidedignos são aqueles textos que não apresentam alterações de terceiros, que podem ser os editores, revisores etc. Enfim são textos que estão da forma como o autor o produziu, logo, temos acesso exatamente ao que o autor queria nos passar e não a uma idéia corrompida, como seria no caso de um texto que passou por outras pessoas antes de chegar às mãos do leitor. Portanto é importante termos o cuidado de buscar ter acesso à leitura de textos fidedignos ou edições críticas para que não sejamos "enganados" recebendo informações (idéias) diferentes da proposta do autor, porque muitas vezes os editores ou tipógrafos e etc mudam o texto, retiram palavras, ou partes do texto, como prefácio. E isso ocorre tanto voluntariamente, ou seja, por vontade de terceiros, quanto involuntariamente, por descuido, ou acidentes.

Leandra C. Machado da Silva.

Leandra Machado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta-Bianca Bartira

Mensagem  Bianca.Bartira em Sab Ago 28, 2010 6:28 pm

Ler textos fidedignos é de suma importância, pois nesses textos tem-se as palavras e ideias do autor. Afinal, uma palavra suprimida ou uma acrescentada pode alterar completamente o sentido uma frase e, talvez, o sentido de todo o texto. Na minha habilitação, latim, o cuidado de ler textos fidedignos é essencial, pois há muitas obras clássicas que chegaram aos dias de hoje incompletas e encontram-se versões dessas obras que foram alteradas por terceiros. Em textos fidedignos teremos sempre a essência do autor que escreveu a obra e não as versão de alguém sobre uma determinada obra.
Bianca Bartira

Bianca.Bartira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Textos originais

Mensagem  Bruna Fernandes em Sab Ago 28, 2010 8:59 pm

É extremamente importante atentarmos para o fato de que muitos textos passam por alterações não intendidas por seus autores. Tal fato é no mínimo preocupante, considerando que todos têm o direito de expressar suas ideias através de textos e que a corrupção dos mesmos pode resultar em mal-entendido ou simplesmente não condizer com a vontade do autor, que merece ser respeitada. Além disso, podem haver casos em que danos maiores atinjam toda a sociedade, com a alteração de documentos de âmbito público, por exemplo. Assim, a função do Crítico Textual em conservar a integridade dos textos bem como pretendem seus autores é de suma importância, proporcionando aos leitores, então, fontes confiáveis de pesquisa e entrenimento, e fazendo com que as palavras originais (e, principalmente, as ideias que elas representam) sejam eternizadas.

Bruna Fernandes

Bruna Fernandes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância dos textos fidedignos

Mensagem  Vanessa Silva Ramalho em Dom Ago 29, 2010 11:15 am

Em minha opinião todos as pessoas que querem basear um trabalho, ou fazer uma pesquisa, ou até mesmo fazer uma simples leitura, devem se preocupar com a origem do texto que estão tendo como base, isso porque todos nós sabemos que há diversas fontes para conseguirmos um texto (uma obra), e que na maioria das vezes, essas fontes não são de total confiança, principalmente se tratando de textos retirados da internet e de algumas editoras sem prestígio.
Cotidianamente no processo de lançamento de novas edições de algumas obras, vão ocorrendo consideráveis tranformações, seja simplesmente na estética do livro como na capa e formatação do texto, seja no próprio corpo textual com a substituição de uma palavra por outra que muita das vezes acaba mundando o sentido da história.
Portanto, é de total importância nos basiarmos em textos fidedignos, pois só assim poderemos compreender de forma segura e verdadeira a idéia que o autor teve ao criar determinada obra, sem a intromissão de terceiros.

Vanessa Silva Ramalho


Última edição por Vanessa Silva Ramalho em Dom Ago 29, 2010 12:02 pm, editado 5 vez(es)

Vanessa Silva Ramalho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta da questão

Mensagem  Roberta Domenique em Dom Ago 29, 2010 4:46 pm

Os textos fidedignos são de suma importância, pois representam expressões da cultura pessoal ou social, e se modificados, podem perder parte de sua função. Como por exemplo, tem-se o livro "Senhora" de José de Alencar, no qual há toda uma crítica em relação aos valores da sociedade, porém algumas editoras o reduziram tanto, que o transformaram numa simples história de amor. E assim acontece com tantos outros livros. Além disso, é muito complicado (e absurdo) toda essa existência de textos modificados, pois se está analisando escritos de terceiros, como se fossem do autor, o que consequentemente resulta em uma análise errada. Por isso o trabalho do crítico textual é essencial, pois nos conscientiza e esclarece sobre a obra original.
Roberta Domenique






Roberta Domenique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância dos textos fidedignos.

Mensagem  Fabio Rangel em Dom Ago 29, 2010 5:00 pm

É de suma importância a leitura de um livro fidedigno pois o mesmo nos remete à ideia do autor, seus pensamentos e não teremos que nos sujeitar às mudanças feitas intencionalmentes ou não das novas edições nos fazendo assim termos conteúdo de acordo com a intenção do autor e não com possíveis ramificações de seu pensamento.

Fabio Rangel

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância da leitura de textos fidedignos

Mensagem  Bianca Sampaio Moreno em Dom Ago 29, 2010 5:34 pm

O trabalho da Crítica Textual é recuperar a originalidade autoral dos textos corrompidos ao longo do tempo. Esse problema se dá por diversos motivos, como a falta dos manuscritos autorais, o não entendimento deles, as edições problemáticas e etc. Isso resulta na não fidedignidade dos textos, ou seja, eles acabam passando mensagens totalmente diferentes das pretendidas pelo autor, causando uma visível alteração de sentido.
A importância da leitura de textos fidedignos é exatamente saber que sentido o autor quis atribuir ao texto, quais palavras ele realmente usou, qual a ordem cronológica e qual é o real conteúdo. Ao ler um texto corrompido, esses fatores se alteram, interferindo em possíveis estudos sobre o texto, sobre as intenções do autor e sobre a própria leitura.

Bianca Moreno

Bianca Sampaio Moreno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância em ler textos fidedignos.

Mensagem  camilla reis dos santos em Dom Ago 29, 2010 7:42 pm

Ler textos fidedignos é a certeza de ler uma autêntica obra de determinado autor, é a certeza de que tudo que esta escrito é exatamente o que o autor escreveu, passando com precisão impressões que o outor desejava a respeito do texto. A importância se encontra justamente ai,pois a alteração de uma obra a torna problemática, e a distancia de seu verdadeiro criador e de sua verdadeira história.
A critica textual trabalha justamente no resgate das obras, assim como tal escritor a fez, com a finalidade de preservar as obras e o trabalho dos autores.

Camilla Reis

camilla reis dos santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância de ler textos fidedignos

Mensagem  Mariana Gonçalves em Dom Ago 29, 2010 9:44 pm

É de extrema importancia a leitura de textos fidedignos pois neles estao presentes as reais ideias do autor, sem qualquer tipo de edição ou alteraçao. Em textos fidedignos encontramos a essência do que o autor realmente quis passar ao escrevê-lo. Com o passar dos anos, décadas e séculos os textos vão se perdendo e essas obras vão sendo passadas aos leitores sem nenhum tipo de cuidado em relação à fidelidade do manuscrito feito pelo autor. Em muitos textos palavras são alteradas mudando completamente o sentido do texto, alguns colocam palavras que acreditam ser a certa sem ao menos pesquisar. Por motivos como esses que é importante ir atrás de obras fidedignas, pois preservam e perpetuam a verdadeira intenção do autor.


Mariana Gonçalves da Silva



Mariana Gonçalves

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância de ler textos fidedignos

Mensagem  Glauciane Cardoso em Seg Ago 30, 2010 11:45 am

É de suma importância lermos textos que não tenham sofrido qualquer tipo de alteração ou edição, pois desta maneira teremos o privilégio de ter em mãos o texto fiel do autor. Temos a oportunidade de extrair deste sua essência, entender o que o autor pretendia passar quando o escreveu. É lamentável que, com o passar do tempo os textos a cada edição vem sofrendo mais e mais alterações e, a medida que isso ocorre, mais distante fica do que o autor realmente escreveu. A mensagem se perde, o sentido de tudo muda e dai perdemos também, porque o que temos nas mãos são materiais, digamos, falsos, porque o conteúdo está comprometido, devido a interferência de terceiros, resultado de uma péssima análise ou falta de consciência de preservar o conteúdo como ele o é.

Glauciane Cardoso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010
Idade : 37

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  flavia em Seg Ago 30, 2010 7:36 pm

A importância de ler um texto fidedigno, é por se tratar de um texto que foi escrito pelo autor, e não sofreu qualquer tipo de alteração de terceiros como : tipografos, editores, redatores e em alguns casos pelo próprio autor. Sendo feito me modo intencional ou não.

flavia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Textos fidedignos e sua importância

Mensagem  Marcella Varella de Paula em Seg Ago 30, 2010 8:08 pm

Segundo a crítica textual, textos fidedignos são aqueles de caráter autêntico, ou seja, que não sofreram nenhum tipo de alteração em relação
ao seu manuscrito autógrafo, seja por editores, revisores, entre outros. É imprescindível o cuidado para se ler apenas os mesmos, caso contrário
sua originalidade pode não ser preservada, muitas vezes sofrendo modificações que vão de encontro às idéias propostas pelo autor; sendo que,
ao ler uma obra sem saber se sua origem é fidedigna, é possível que ela não corresponda à real mensagem e que os próprios leitores realizem
falsas inferências. Portanto, antes de ler um texto, é preciso saber sua procedência para ele seja efetivamente lido.

Marcella Varella

Marcella Varella de Paula

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta - Marta Cortes

Mensagem  martinha em Seg Ago 30, 2010 8:35 pm

A leitura de texto fidedigno garante que a obra não sofreu alterações de terceiros e as informações ali vinculadas são realmente autênticas. Busca esclarecer os pontos obscuros e de difícil entendimento através de notas colocadas na edição crítica e que não provocam alterações de espécie nenhuma no original ou explicar o ponto de vista do autor naquele determinado trecho. Marta Corte da Silva

martinha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta - Gabriela Medeiros

Mensagem  Gabriela Medeiros em Seg Ago 30, 2010 9:57 pm

Consideramos um texto fidedigno aquele que não sofreu alterações desde o momento em que foi escrito. Embora, muitos textos tenham sofrido alterações desde o início de sua primeira edição, a fidelidade aos escritos do autor é de suma importância pois, preserva, de fato, as palavras do próprio autor, suas ideias, pensamentos e maneira de expressar e até mesmo informações e teorias. Com a tarefa de buscar fontes fidedinas e restaurar os textos, a Critica Textual busca cuidar, interpretar, preparar e reproduzir edições que se aproximem ao máximo dos textos autorais, retomando a fidedignidade e o caráter verdadeiro do texto.

Gabriela Medeiros

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Crítica Textual e a autenticidade dos textos

Mensagem  Rafaela em Ter Ago 31, 2010 12:01 am

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?
As transformações que um texto sofre ao longo de suas edições impedem a continuidade da transmissão da informação, a perda da integridade das obras e, consequentemente, o distanciamento do patrimônio cultural escrito de uma dada cultura.
Os textos são também a base dos estudos linguísticos das culturas e quando se perde ou se altera aquilo que seria o original, esse estudo passa a ter uma fonte equivocada de conhecimento da língua.
Levando em conta os textos literários, a leitura de um texto fidedigno é o testemunho de uma criação contextualizada socio-historicamente, e quando o texto não está em sua forma genuína ele pode contar errôneamente a história de uma cultura.
Em alguns casos, as mudanças sofridas poderão ser autorais, em contrapartida, diversos casos são de modificações não autorais e são inúmeras as razões para que isso aconteça: transformações endógenas, exógenas, voluntárias, involuntárias... Cabe ao Crítico Textual o estudo e a classificação dos textos e de suas edições, entre outras tarefas de enorme importância no que tange à autenticidade e fidedignidade textual, para que se preserve a transmissão dos dados e informações dos textos através dos tempos.

Rafaela Moreira Rodrigues Alves

Rafaela

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/08/2010
Idade : 37

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Fernando Alfradique em Ter Ago 31, 2010 12:49 am

É de suma importância que, principalmente no meio acadêmico, se tenha acesso apenas a textos fidedignos, ou seja, aqueles cujas editoras tenham restaurado a última intenção materializada do autor, não alterando de maneira relevante seu conteúdo e/ou, até mesmo, sua forma. O que infelizmente tem acontecido atualmente é que algumas editoras - acredita-se que a grande maioria delas - não prezam por esse aspecto; editam de maneira precária (segundo critérios pessoais) os textos a serem publicados e os publicam como se fossem produções inteiramente autorais, ignorando completamente o juízo crítico de seus autores. O resultado é que o público acaba iludido, convencido - até que se prove o contrário - de estar lendo um texto autoral, quando na verdade não está. Para reverter essa situação problemática, algumas editoras felizmente têm optado pela restauração dos textos autorais, livrando-os da intromissão de terceiros e mantendo sua real substância, ou seja, aquilo que por fim foi idealizado pelo seu autor. É graças a essas confiáveis edições que se pode ter a certeza de um texto fidedigno, sobre o qual poderão ser feitas análises e interpretações livres de equívocos editoriais, e que garanta a mais segura compreensão e aplicação das ideias de determinado autor.

Por Fernando A. P. Alfradique.

Fernando Alfradique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Lorrane Moreno em Ter Ago 31, 2010 9:19 am

Primeiramente, texto fidedigno é aquele em que não há alterações em relação a seu manuscrito. Ou seja, é o texto que expressa unicamente a vontade e as intenções de seu autor. Sendo assim, pode-se perceber que a importância de se ler textos fidedignos é muito grande, já que quando se procura um texto de certo autor, deduz-se que são suas ideias expressas ali e não de terceiros que o leitor quer encontrar.
Porém, nem sempre isso acontece. Temos visto, a partir dos estudos de Crítica Textual, que nem sempre os textos são inteiramente constituídos do que o autor escreveu e idealizou. Muitas das vezes os textos sofrem modificações em sua edição e até mesmo em seu conteúdo, o que é ruim, pois o leitor é enganado, lê algo que não é verdadeiro e que não condiz com o que o autor escreveu.
Por isso é muito importante a busca por textos fidedignos, pois é a partir deles que há a certeza de veracidade do que se lê.


Lorrane Moreno.

Lorrane Moreno

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Lívia Siqueira - resposta

Mensagem  Lívia Siqueira em Ter Ago 31, 2010 10:58 am

Quando lemos um texto, é importante entendermos exatamente o que o autor quis expressar ao escrevê-lo, termos definições exatas para aquilo que procuramos. Se o texto é fidedigno, alcançamos nosso objetivo, pois este se aproxima ao máximo do texto original, então, nos passa exatamente o que o autor quis mostrar. Por sua vez, o texto que apresenta diversas alterações acaba fugindo do seu sentido real, muitas vezes até pequenas mudanças podem fazer o texto ficar completamente fora daquilo que o autor pretendia com o texto inicial. Quando pegamos o livro de um determinado autor para ler, queremos ler aquilo que ele escreveu ou o mais próximo possível disso.

Lívia Siqueira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta da Questão

Mensagem  BIANCA PEREIRA DE SANTANN em Ter Ago 31, 2010 11:11 am

Os textos sofrem modificações ao longo do processo de sua transmissão. Em que cada cópia se faz por ato involuntário ou vonluntário. A Crítica textual tem um papel fundamental, pois, contribui com a recuperação do patrimônio cultural de cada cultura, também para a transmissão e preservação desse patrimônio, assegurando desta forma, a subsistência e longevidade.
A leitura de textos fidedignos está destinada a valorizar o labor autoral, evitando assim, leituras de textos fraudulentos.

BIANCA PEREIRA DE SANTANN

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Crítica Textual/ Ecdótica - Textos Fidedignos

Mensagem  ana beatriz quiroga em Ter Ago 31, 2010 11:22 am

É essencial a leitura de textos fidedignos - isto é, sem alterações produzidas por terceiros, seja voluntária ou involuntariamente – na medida em que, só assim podemos ter certeza de estar-se diante da obra tal como elaborada pelo autor, sem o risco de deturpações. Devido a diversos fatores, tais como: diversidade de edições, possível falta de qualidade de algumas delas, traduções mal feitas, revisão insuficiente, e outros, pode ocorrer a alteração de palavras ou mesmo a supressão/redução de parte do texto, o que mutila a obra, muitas vezes distanciando-a do sentido original que fora impresso pelo autor. Através do texto o mais fidedigno possível, preserva-se a escrita como feita, o estilo em que realizada, e respeita-se a obra literária em si. Neste sentido o trabalho da crítica textual, de fundamental resgate e preservação.
Ana Beatriz Quiroga
11021023

ana beatriz quiroga

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta de Mariane Marques

Mensagem  Mariane Marques em Ter Ago 31, 2010 11:32 am

Os textos fidedignos são aqueles em que não há modificações feitas por editores ou tradutores.
É muito importante o seu uso, pois só com eles temos certeza que o que estamos lendo foi realmente escrito pelo autor.
O uso desses textos é especialmente importante em trabalhos acadêmicos, em que se forem usados textos modificados, não fidedignos, todo o trabalho será comprometido.

Mariane Marques

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância da leitura de textos fidedignos.

Mensagem  Maria da Graça S. Barbuto em Ter Ago 31, 2010 12:34 pm

Sabemos que a transmissão de textos é passível de apresentar modificações do texto autoral; sejam estas exógenas - determinadas em razão da deteriorização do material devido a fatores externos, sejam de natureza endógena -em razão da reprodução do texto com alterações não autorizadas pelo autor, segundo Cambraia. A importância da leitura de textos fidedignos, isento de modificações introduzidas por terceiros, está em se ter conhecimento do texto original e da época e cultura em que foram escritos, assim como também a transmissão correta dos saberes nas mais diferentes áreas do conhecimento com base nas edições críticas e/ou nos originais.

Maria da Graça S. Barbuto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Julia em Ter Ago 31, 2010 1:14 pm

Textos fidedignos são importantes porque garantem que a obra do autor não sofreu alteração, nos levando a ler e entender exatamente o que o autor quis dizer. Quando a obra sofre alguma modificação, por menor que seja, muitas vezes altera o sentido de uma pequena frase ou ate o texto como um todo. A Crítica textual trabalha exatamente em cima desses textos fidedignos. Quando há alterações, pode haver um comprometimento no trabalho feito pelos críticos.
Julia Mariano

Julia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 31
Localização : São Gonçalo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A problemática dos textos não fidedignos

Mensagem  Millene Barros Guimarães em Ter Ago 31, 2010 1:48 pm

A problemática dos textos fidedignos não atinge somente o meio acadêmico e sim, a todos os leitores. No entanto, essa problemática causa preocupação a esse meio, já que a maioria dos leitores não tem conhecimento que os textos podem chegar até eles de maneira não "fiel", ou seja, que os textos podem ser modificados.
A importância dos textos serem fidedignos está em o leitor ter certeza de que está lendo algo escrito e defendido pelo próprio autor e não modificado por qualquer pessoa que não respeita a obra do autor como sua propriedade e criação particular.
Essa questão da verdade dos textos chegarem ao leitor deve ser defendida por qualquer estudadante da área de Letras e divulgada para que a sociedade desperte e perceba que está sendo enganada, assim como se é enganado ao comprar um produto que falsificado. Essa questão deveria ser regulamentada e vista como um crime, já que os consumidores estão sendo lesados ao adquirir um produto que não é o "real".

Millene Barros Guimarães

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum