Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Resposta-Leandro

Mensagem  Leandro Andrade em Ter Ago 31, 2010 3:22 pm

A importância de ler textos fidedignos é saber exatamente o que o autor quis transmitir no momento de sua inspiração única. Quando não é respeitada essa inspiração, corre-se o risco de transmitir falsas informações a quem ler.

Leandro Andrade

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

RESPOSTA AO FÓRUM DE CRÍTICA TEXTUAL . PROFª CEILA. UFF. TURMA C 1 CÓD. GCL 00090

Mensagem  SERGIO HENRIQUE em Ter Ago 31, 2010 4:25 pm

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?

AS REFERÊNCIAS DOS TEXTOS COM O REFORÇO DA CRÍTICA TEXTUAL MELHOR VALIDA SUA ESCOLHA PELOS LEITORES INTERESSADOS , POIS O MUNDO DAS EDIÇÕES É UM MUNDO COMPLEXO.E COM O PASSAR DOS TEMPOS SABEMOS QUE AS GARANTIAS DAS EDIÇÕES SÃO SUAS REFERÊNCIAS. OS FILÓLOGOS PROCURAM ESTUDAR AS HITÓRIAS DAS LÍNGUAS , QUE NÃO SÓ SE APLICAM A TEXTOS , MAS TAMBÉM A OUTROS MODELOS. NAS EDIÇÕES CRÍTICAS HÁ UM RÍGIDO CRITÉRIO , HÁ EXPLICAÇÃO SOBRE OS PORMENORES DA CRIAÇÃO TEXTUAL, HÁ INFORMAÇÕES DE CRITÉRIOS , GRAFIAS ALTERDAS , MOSTRAM-SE COMPARAÇÕES AUTORAIS TUDO EM SUAS INTRODUÇÕES . HÁ UM APARATO CRÍTICO, OU SEJA , VARIANTES E/OU COMENTÁRIOS. EXEMPLO: O CRIME DO PADRE AMARO. TEXTO BASE DO ANO DE 1889. É A ÚLTIMA EDIÇÃO CONSIDERADA PELO AUTOR.
3ªf. 16:24h. RIO,RJ. ALUNO SÉRGIO HENRIQUE DE MOURA RODRIGUES . UFF. MATRICUA 30921143. LETRAS. PORT/LIT. 2ª e 4ª fª 18-20h. GRAGOATA.

SERGIO HENRIQUE

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010
Idade : 51

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Laryssa Fazolo

Mensagem  laryssafazolo em Ter Ago 31, 2010 7:54 pm

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?

A importância de lermos textos fidedignos está no fato de termos um texto sem intervenções externas (feitas por editores, por exemplo) que possam provocar algum mal entendido, como a troca de uma letra em uma palavra, trocando o sentido daquilo que o autor queria dizer, ou até mesmo a supressão de partes causada pelo "salto-bordão" (mesmo que esta seja uma modificação involuntária). Logo, um texto fidedigno nos dá a garantia de que estamos lendo textos originais do autor e não estamos sendo "enganados". E se for preciso fazer um estudo sobre tal texto, ter-se-á a certeza de estar embasado em um texto verdadeiro.

laryssafazolo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta- Luiza Menezes

Mensagem  Luiza Menezes Gesteira em Ter Ago 31, 2010 8:23 pm

Sabemos que existem diversas edições de uma mesma obra, e que diferem entre si no formato, material, preço e também conteúdo. Isso porque nem todos os textos são transmitidos através do tempo de forma fiel ao modelo original. As modificações a que estão sujeitos dividem-se em exógenas ( que derivam principalmente da corrupção do material), e endógenas, podendo ser autorais ou não-autorais. Isso significa que nem sempre o conteúdo de um texto está de acordo com as ideias originais do autor, pois é possível que tenham sido alterados. Por esses motivos, há tanta importância na leitura de textos fidedignos ou edições críticas. Deste modo, há certeza quanto à autenticidade de um texto, que pode estar sendo lido como base para uma pesquisa ou trabalho, condiz com o original.

Luiza Menezes Gesteira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Por que ler textos fidedignos?

Mensagem  Thamiris Netto em Ter Ago 31, 2010 8:37 pm

Textos fidedignos são textos que condizem exatamente com aquilo que um escritor de fato escreveu. Parece um pouco óbvio afirmar que os leitores devem ler textos que foram REALMEMTE escritos e pensados por seus verdadeiros autores, mas nos dias atuais esta constatação tem se mostrado cada vez menos notória. Com o advento dos estudos da Crítica Textual, temos observado que muitos dos textos, que hoje nos tem sido apresentados, são deturpados e alterados por terceiros. Por esta razão, é crucial que o linguista e os leitores da nossa sociedade atentem para o fato de que a deturpação de um texto gera grandes problemas para quem o lê e desvaloriza todo o labor dos escritores que se dedicam ao "mundo do registro escrito". Para um processo de conscientização um pouco mais rápido, é só imaginarmos textos escritos por nós mesmos. Imagine se você descobre que os leitores dos seus textos estão, na verdade, lendo textos alterados por editoras e revisores que você, muitas vezes, nem conhece? É isso que tem acontecido com muitos escritores! Acredito ser válido, então, refletir sobre a importância de lermos textos fidedignos. Tenho certeza que é preferível e muito mais interessante ler textos escritos por seus próprios escritores. É importante que a sociedade tenha acesso à esses textos para que assimilemos e entendamos o que o escritor, realmente, quis nos dizer e para que sejamos capazes de julgar e admirar um trabalho fiel aos pensamentos e ideias do autor.

Thamiris Netto

* Thamiris de Souza Netto Cunha / Mat- 11021115

Thamiris Netto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta da questão - Caroline Sampaio

Mensagem  Caroline Sampaio em Ter Ago 31, 2010 9:53 pm

Sabemos, devido a fatores empíricos, que um texto sofre alterações ao longo de sua transmissão, seja por fatores endogénos (que derivam do ato de reprodução do texto em si), ou exógenos (fatores externos: umidade, sol etc), chegando a um ponto que pouco se assemelham à sua forma genuína (tomemos como genuína a última intenção materializada do autor). Desse modo, a importância de lermos textos fidedignos torna-se bastante elucidativa: ao lermos esse tipo de texto, estamos lendo formas de fato confiáveis e fiéis, que passaram por um trabalho especializado e árduo dos críticos textuais a fim de restaurar a última intenção materializada do autor, através da pesquisa da escrita, da língua, de manuscritos, entre outras. Assim, ao lermos textos fidedignos, teremos realmente veracidade em nossa leitura e, consequentemente, passaremos adiante mais credibilidade em qualquer trabalho, discursão ou conclusão, de qualquer ordem, que viermos a fazer.

Caroline Silveira Marques Sampaio

Caroline Sampaio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância de ler textos fidedignos

Mensagem  Carolinne Ribeiro em Ter Ago 31, 2010 10:01 pm

É necessário que se faça a leitura de textos fidedignos para que possamos compreender e depreender todas as intenções do autor. O texto fidedigno é a última versão materializada da vontade do autor, ou seja, a última forma em que o autor "editou" seu texto. Por isso , uma simples mudança de uma letra ou uma palavra, mudança essa por vezes feita inconscientemente, pode alterar todo um sentido, dificultando a compreensão da obra. Lendo textos que não são fidedignos, não recebemos tudo o que o autor nos passa, e não podemos perceber o "estilo" do autor, pois sua obra foi alterada.

Carolinne Ribeiro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância de se ater ao original.

Mensagem  Beatriz A. Calheiros em Ter Ago 31, 2010 10:30 pm

Ao serem reeditados, republicados ou adaptados, os textos sofrem alterações. Com o passar do tempo, essas alterações tendem a ser maiores. E sejam elas propositais ou acidentais, em maior ou menor escala, causam impactos na ideia inicial que o autor pretendia passar. Ao serem corrompidas, as informações pretendidas pelo autor podem causar transtornos à sociedade, já que cada texto tem sua importância e serve de base a muitos propósitos. Sendo assim, se não atentarmos às alterações feitas e as obras corrompidas sejam utilizadas como base para os devidos fins, estes estarão prejudicados, resultando em consequências imprevisíveis. Por essas razões, a leitura de textos fidedignos é essencial.
Beatriz de Araujo Calheiros

Beatriz A. Calheiros

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Barbara Lauria em Qua Set 01, 2010 12:31 am

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?
A importância de lermos textos fidedignos é termos acesso à real ideia que o autor pretende passar, que é essencial para a compreensão integral do texto. Textos não fidedignos podem apresentar sua essência alterada, ou seja, podemos ler algo que foi a intenção de terceiros.

Barbara Lauria

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância dos textos fidedignos

Mensagem  Tahiná da S.S.Moreira em Qua Set 01, 2010 12:44 am

A leitura de textos fidedignos garante a nós leitores o conhecimento da última manifestação expressa pelo autor sobre sua obra. Para garantir essa fidedignidade textual existe o trabalho minucioso do crítico textual. Ao comprarmos ou consultarmos uma obra devemos ter o cuidado de verificar se ela é baseada no texto original, pois muitos textos são alterados sem a autorização autoral. Isso nos é muito problemático, posto que desta forma não entramos em contato com a ideia do autor, mas sim com as interpretações que ocorreram a partir das inferências de outrem. Como exemplo de alteração não autoral, podemos citar o livro Egito, notas de viagem do autor Eça de Queirós, que foi publicado postumamente pelo filho do autor , no qual notamos várias modificações em relação ao manuscrito original ( começando pelo título). Portanto, como bons leitores devemos nos precaver buscando ler textos fidedignos, isto é, textos que se baseiam nos manuscritos autógrafos ou nos textos finais do autor, evitando a polissemia das obras.

Tahiná da S.S.Moreira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Fabiane De Rosa em Qua Set 01, 2010 3:52 am

A importância de se ter cuidado de ler textos fidedignos é a certeza de ter em mãos uma obra original e completa de um determinado autor, sem que antes de sua publicação ela tenha sido transformada tanto em sua essência ou formato originais. Com isso,temos a convicção de estar lendo um texto "limpo" sem interferências externas ou internas que prejudiquem a autenticidade e nos impeça de ter acesso às informações reais vindas do autor.

Fabiane De Rosa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

por Louise Ribeiro da Cruz

Mensagem  louise.cruz em Qua Set 01, 2010 10:26 am

Qual é a importância de termos cuidado ao ler textos fidedignos?
Textos fidedignos transmitem-nos a forma genuína da escrita autoral. Eles contêm evidências inequívocas da real expressão intentada por seus escritores. Diz a sabedoria popular que quem conta um conto, aumenta um ponto. Para o linguista Mikhail Bakhtin, não há texto puro, pois todo texto contém em si fragmentos de outros. E esses recebem influências e resquícios de seus elaboradores. Enfim, os textos são modificados ao longo de cada versão produzida, em face de serem elaboradas em épocas, culturas e lugares distintos. Por isto, mesmo em caso de reescrita por autor do texto original, é árdua a tarefa de identificar qual das diferentes elaborações textuais apresenta fidedignidade, autenticidade e integridade. Em outras palavras, qual representa a forma genuína posto que “o mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio, porque o homem de ontem não é o mesmo de hoje, nem o rio de ontem é o mesmo de hoje" (Heráclito de Éfeso). O devir é a lei do mundo. Assim, é fundamental que, como críticos textuais, busquemos o maior número disponível de edições do autor em análise, a fim de selecionarmos qual delas será utilizada como texto-base (i.e., a última versão produzida, aquela considerada a versão mais próxima da expressão materializada pelo escritor). Dessa forma, a Crítica Textual restabelece o texto original de um trabalho escrito cujo autógrafo não há mais, a fim de recuperar parte da história e da memória de um autor, como também de um povo, de um lugar e de uma época.


Última edição por louise.cruz em Qua Set 01, 2010 6:47 pm, editado 5 vez(es)

louise.cruz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Fernanda Freitas Matias em Qua Set 01, 2010 10:51 am

É importante lermos textos fidedignos, pois são os que se aproximam mais fielmente das obras originais, sendo assim, tomamos conhecimento do patrimônio cultural deixado por grandes escritores, com base na tradição manuscrita, e de características das gerações passadas.
Devemos ter cuidado e dar especial atenção, como estudantes de crítica textual, às bibliografias, à autenticidade do documento, à transmissão da forma genuína do texto, e fazer comparações com edições anteriores, pois vemos em muitas obras trechos suprimidos, deturpações, ausência de informação, o que corrompe e empobrece a obra e não retratam a verdade do autor.


Última edição por Fernanda Freitas Matias em Qui Set 02, 2010 1:50 pm, editado 1 vez(es)

Fernanda Freitas Matias

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta- Beatriz Oliveira Barbosa

Mensagem  BEATRIZ OLIVEIRA BARBOSA em Qua Set 01, 2010 12:05 pm

[justify] Os textos fidedignos são trabalhados para que o leitor, de fato, consiga ter acesso ao escrito do autor. Ou seja, respeitam sua vontade sem modificar a obra. Logo, a importância se torna mais do que óbvia pois, é um direito tanto do autor em ter seu material original circulando(com as devidas "legendas" de expressões de épocas diferentes, contextos históricos, no caso de autores como Machado de Assis, por exemplo, etc.), como do leitor em não ser lesado por terceiros que, por desconhecimento ou,quem sabe, por questões financeiras mais favoráveis, modificam bruscamente a obra original. Sendo assim, compra-se não o autor, mas, os editores. Neste contexto, as obras fidedignas são de suma importância, pois atuam de modo a promover o texto intergral do autor, sob supervisão minuciosa de profissionais da área da crítica Textual.

BEATRIZ OLIVEIRA BARBOSA

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Thamires Paradella em Qua Set 01, 2010 3:16 pm

A impotância da leitura de tais textos, se baseia no fato deles serem textos originais, sem nenhuma modificação intencional ou acidental feita por terceiros, com isso o leitor tem conhecimento dos verdadeiros pensamentos do escritor na determinada época, sem que sua intenção do que queria expressar tenha sido corrompida pela mudança de alguma palavra ou frase. E no meio acadêmico também podemos citar bastante importância desde textos, já que ao fazer uma pesquisa ou tese sobre determinado texto, não usando um texto fidedigno, foge-se totalmente da verdadeira vontade do autor de por exmplo, citar os determinados problemas daquela época, tornando assim a pesquisa improdutiva.


Thamires Paradella Saturnino Braga

Thamires Paradella

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  allinekatyuza em Qua Set 01, 2010 5:33 pm

Crítica Textual envolve preocupação com a originalidade autoral dos textos, que podem vir a ser maculados com o passar do tempo. Textos que são desprovidos de cuidados comuns utilizados por críticos textuais, acabam passando mensagens totalmente subvertidas das inicialmente pretendidas, seja por ausência de manuscritos autorais ou por tais alterações que usam de inferências editoriais, interferindo brutalmente em estudos sobre o texto, impactando na leitura e assimilação..

allinekatyuza

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Texto fidedigno

Mensagem  carloseduardogoulart em Qua Set 01, 2010 5:52 pm

O primeiro objetivo de se ler um texto fidedigno é de conhecer a palavra escrita de um homem ou mulher que viveu em um passado distante ou próximo.
A correta compreensão da obra deste autor e da sua visão de mundo no momento de sua elaboração só pode vencer o “ruído” temporal (alterações físicas na obra, na língua, cultura ou realizadas pelos próprios escritores ou por revisores, editores, tipógrafos, copistas através das sucessivas cópias manuscritas ou edições impressas de uma obra), ou pelo menos chegar próximo da visão do autor, através de um maior cuidado e apuro feito por profissionais especializados na preparação de um texto para edição.
É ingenuidade, por exemplo, acreditar que um autor da atualidade pode descrever melhor os fatos ocorridos num dado período do século XIX, que um autor que viveu à época e presenciou os fatos. O que o autor do nosso tempo pode fazer é trabalhar em cima dos dados documentais ou narrativos daquele período.
E para isto acontecer estes dados têm que ser fidedignos. Do contrário, é fantasia baseada em fantasia.
Nesse contexto histórico, também é uma maneira de entender a apreciação literária dos leitores daquele período assim como o correto entendimento dos estilos de época e de suas características.
Por isso, o texto têm que ser fidedigno. Imaginemos que no romance Don Casmurro, de Machado de Assis, a frase original “Encontrei no trem da central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu” fosse mudada ao longo do tempo, por qualquer motivo, para “Encontrei no trem da central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista”. Perderia o sentido original. Perderia em qualidade esta obra. Perderia um pouco toda nossa literatura.
Em outro campo, o respeito a palavra escrita do autor e de sua soberania sobre o texto é algo que moralmente têm que ser valorizado e preservado.
O leitor enquanto consumidor pode exigir das editoras maior atenção com as obras e da integridade destas. Somente assim teremos por parte destas empresas um comprometimento maior com a fidedignidade ao texto original.
Ganha o leitor. Ganha o autor. Ganha toda a literatura.
Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?

carloseduardogoulart

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importâcia de se ler textos fidedignos.

Mensagem  Monique Borges em Qua Set 01, 2010 6:02 pm

A importância de se ler textos fidedignos deve-se ao fato dos mesmos serem fiés ao original do autor, que pode ou não ser uma manuescrito, o que proporciona um estudo textual sincrônico mais preciso. A partir de textos fiéis ao original do autor é possível se realizar, como já foi dito, um estudo contextual, histórico e cultural, ou seja, um estudo sincrônico, mais eficaz, o que contribui também com o estudo diacrônico, que de certa forma ajuda a perpetuar a assência do autor.

Monique Borges

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Julya Tavares em Qua Set 01, 2010 11:33 pm

Para traduzir ou atualizar uma obra, é imprescindível recontextualizá-la - o que, em contrapartida, provoca uma leitura de segunda mão, visto que existirá uma espécie de edição e até mesmo criação neste processo. Achar que se conhece um livro a partir de uma versão é algo semelhante a um estudioso de determinada cultura supor conhecer a cosmologia dela, por possuir relatos de terceiros. Ou seja, não trata-se precisamente de um equívoco, mas sim de uma pobreza de minúcias. Por conseguinte, a importância de se ler um texto fidedigno reside, sobretudo, na possibilidade de se conhecer os elementos fundamentais do trabalho do escritor; evidenciando seus traços, referências e recursos, que descrevem e dialogam com seu período histórico e literário.

Julya Tavares

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Julya Tavares em Qua Set 01, 2010 11:44 pm

OBS.: a hora do fórum é baseada em outro fuso, talvez o de Greenwich, não sei. Por isso, ali diz que fiz o registro só no dia 2/09, mas não confere.

Julya Tavares

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Leticia Silva em Qua Set 01, 2010 11:59 pm

Os textos fidedignos são de suma importância pois, são os únicos nos quais podemos depositar total confiança, uma vez que outros podem sofrer alterações que até modifiquem o seu sentido. O texto fidedigno revela a real intenção do autor. A crítica textual tem suprema importância nessa verificação.

Leticia Silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância de textos fidedignos

Mensagem  Sheila Jacob em Qui Set 02, 2010 12:11 am

Apenas os textos fidedignos oferecem a possibilidade de nos aproximarmos da proposta de um autor e de sua obra no tempo em que esta foi lançada. A análise literária, por exemplo, fica bastante comprometida quando o(a) pesquisador(a) não se debruça sobre um texto fidedigno, pois é provável que tire conclusões em relação ao escritor e ao seu estilo que não correspondam ao que de fato ele propunha.

Sheila Jacob

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TEXTOS FIDEDÍGNOS E SUA IMPORTÂNCIA.

Mensagem  WALLACE CARVALHO em Qui Set 02, 2010 3:44 am

Os textos fidedígnos são importantes e imprescindíveis para os que realmente quiserem conhecer a obra de um determinado autor, pois somente baseados nesses textos é que encontramos as reais intenções de tal autor, ou até mesmo conhecer as alterações feitas por ele em novas edições de uma mesma obra nos dando assim mais dicas sobre suas particularidades no ato da escrita podendo aqui ser citada a obra de Eça de queiróz "O CRIME DO PADRE AMARO" como exemplo.
Para que um juiz de direito possa dar seu veredicto sobre uma causa, o mesmo primeiro trata de conhecer todos os elementos possíveis que possam auxiliá-lo na busca da verdade e na tomada de sua decisão, assim mesmo acontece quando lemos um texto fiel, temos a convicção de que conhecemos a obra, o que não acontece quando lemos edições problemáticas, ou seja, as modificadas que nos remetem a um conhecimento parcial ou dependendo da situação a um equívoco que pode ainda ser repassado para outros.
Imagine por exemplo se não houvesse o trabalho da crítica textual e a busca pela fiel transmissão dos textos autorais, até a fé de muitos seria abalada citando como exemplo os textos bíblicos.
Por isso, tamanha importância é imputada sobre os textos fidedígnos.

WALLACE CARVALHO

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Douglas Coelho em Sex Set 03, 2010 11:48 pm

A leitura de textos fidedignos é muito importante, pois com eles temos a certeza de que nada feito pelo autor foi modificado por outra pessoa, a não ser por ele mesmo. Quando lemos obras sem sabermos a sua real criação, não podemos ter a certeza da intenção do autor. Uma obra pode ser reeditada várias vezes e perder a sua essência, mas se a estudarmos com o auxílio de uma edição crítica, saberemos quais foram as mudanças e o porquê de cada uma delas. Uma única palavra colocada de outra forma pode mudar a interpretação do leitor e fugir completamente daquilo que o autor se propôs a transmitir.

Douglas Coelho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Da importância dos textos fidedignos

Mensagem  Rafael Huguenin em Sab Set 04, 2010 7:13 pm

Os textos fidedignos são de extrema importância não apenas para especialistas de diversas áreas que tomam o texto como objeto de estudo, mas também para o leitor comum que, buscando no texto a fruição da leitura, percorre prazerosamente páginas e páginas de versos ou prosa.

No primeiro caso, a importância do texto fidedigno decorre das próprias exigências do trabalho científico e acadêmico, que não pode correr o risco de construir teorias que não se apoiam em sólidas evidências textuais. No segundo caso, a importância do texto fidedigno é diretamente proporcional ao apreço que um dado leitor nutre pelas obras de seus autores diletos, apreço este que o conduz, quase que inevitavelmente, a querer superar os “ruídos do tempo” e chegar o mais próximo possível do que os críticos textuais chamam de “última intenção materializada do autor”.

Ainda que, em muitos casos, a própria noção de "intensão do autor", por fazer referência a objetos intencionais, seja discutível, no âmbito da Crítica Textual ela se justifica, sobretudo se a tomarmos em um sentido mais restrito, como sinônimo de texto sem deturpações e acrécimos feitos por terceiros.


Rafael Huguenin
http://www.rafaelhuguenin.com

Rafael Huguenin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum