Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

A importância de textos fidedignos

Mensagem  Andréa Santos em Dom Set 05, 2010 3:21 pm

Textos fidedignos são aqueles merecedores de total credibilidade, pois apresentam a autêntica essência do autor na obra, isto é, nenhum tipo de transformação (intencional ou não) é feita por revisores, redatores, tipógrafos, etc, predominando, então, na íntegra, o pensamento do escritor. A simples troca de uma palavra por outra, por exemplo, pode mudar toda a idéia que o autor deseja transmitir. Tais textos são de suma importância, uma vez que são confiáveis fontes de pesquisa e entreterimento para o leitor.

Andréa Santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O cuidado de ler textos fidedignos

Mensagem  sheila noronha em Seg Set 06, 2010 5:44 pm

É importante termos o cuidado de ler textos fidedignos porque garantem a transmissão confiável das ideias do autor. A autenticidade é imprescindível para que tenhamos acesso a informações verídicas, isentas de modificações que comprometem o sentido daquilo que foi escrito. O cuidado de averiguar a fidedignidade é fundamental a toda atividade que utiliza textos como fonte de propagação do conhecimento.
Sheila Noronha

sheila noronha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Milena de Assis em Seg Set 06, 2010 11:12 pm

Um texto sofre modificações, autorais ou não, ao longo do processo de sua transmissão. A crítica textual toma os textos, em um processo de investigação, com a preocupação de averiguar a autenticidade e a fidedignidade de sua transmissão, com o objetivo de apresentar aos leitores edições não corrompidas ou mais próximas da vontade do autor. Portanto, a importância da leitura de textos fidedignos relaciona-se com o trabalho executado pela crítica textual em que o leitor tem a possibilidade de conhecer edições de obras como foram propostas por seus autores, sem intervenções ou modificações, ou seja, a restituição da forma genuína das obras para que sua transmissão conserve a integridade das mesmas.

Milena de Assis

Milena de Assis

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Jaque Silva em Ter Set 07, 2010 12:44 am

Admin escreveu:Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?


Os textos fidedignos atualizam a ortografia das mensagens propostas, respeitando seus aspectos, a transmissão de idéias nos textos já escritos, onde os estudos lingüísticos e literários asseguram o critico textual a trabalhar com a forma original que o autor lhe deu, sem perder a essência e a idéia proposta pelo autor do texto. Essa atualização ou correção auxilia o critico e o leitor a compreenderem e discernir o assunto descrito.

Jaque Silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta - Luiza Lima

Mensagem  Luiza Lima Gomes em Qua Set 08, 2010 4:50 pm

Talvez o princípio mais importante a ser seguido por um crítico textual, seja a restituição da forma original e genuína dos textos. É importante ter consciência de que um texto, ao longo de sua transmissão no tempo, sofrerá inúmeras transformações, sejam propositais ou não, por vontade do autor ou não. É de grande importância também, citar que a tarefa de um crítico é esclarecer essas modificações que ocorrem, algumas vezes, por vontade autoral e combater aquelas não-autorais, que ocorrem sem a autorização, ou mesmo o conhecimento do próprio autor. Para o crítico,é importante buscar solucionar o problema da circulação de textos não fidedignos que possam apresentar falhas ou alterações de terceiros. Tais alterações podem acarretar a extração de uma falsa essência, isto é, aquilo o que inicialmente o autor quis transmitir com seu texto fiel, após sua alteração, não chegará mais aos leitores, ou chegará de forma equivocada. Portanto, através da transmissão da autenticidade dos textos, estamos preservando um patrimônio cultural (o texto fidedigno), resultado do trabalho de um autor, que foi produzido em um dado tempo e em uma determinada cultura e merece ser reconhecido por seus leitores. O trabalho de um crítico, portanto, contribui para a “restauração” dessas obras, ao passo que a sua publicação permite a circulação desses textos e ,em conseqüência, de toda a cultura inserida nele, tornando-o acessível ao público mais uma vez. Os textos fidedignos são essenciais por carregarem essa bagagem cultural, e se modificados, seu valor pode ser profundamente alterado ou extinguido.

Luiza Lima Gomes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta - Tuiany Guimarães Leal

Mensagem  Tuiany em Qua Set 08, 2010 6:35 pm

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Letras
Professora: Ceila
Aluna: Tuiany Guimarães Leal


Qual a importância de termos o cuidado de ler textos fidedignos?

Muitos textos sofrem alterações ao longo dos anos após sua primeira edição ou até mesmo na fase em que ainda são manuscritos. Tais mudanças podem ser autorais ou não, isso ocorre seja pela intervenção de editoras (voluntariamente ou involuntariamente), seja por fatores externos (sol, umidade, etc) ou pelo próprio autor (sendo assim, autoral). Uma simples palavra acrescentada ou modificada pode alterar gravemente o sentido de uma frase e até mesmo de todo um texto.
Com as mudanças de terceiros, algumas obras se afastam cada vez mais de sua forma original, na qual foi materializada a verdadeira intenção do autor. Deste modo com o passar dos anos essas obras vão sendo passadas aos leitores sem que haja um cuidado em relação à fidelidade do manuscrito ou da versão final do autor. Algumas editoras não zelando por esse aspecto editam de maneira precária e muitas vezes fazem alterações que acabam por interferir em possíveis estudos sobre o texto, sobre as intenções do autor e sobre a própria leitura, fazendo com que o público acabe sendo iludido, acreditando estar lendo um texto autoral, quando na verdade não está.
Tendo como uma das tarefas buscar fontes fidedignas e restaurar os textos, a Crítica Textual busca cuidadosamente interpretar, preparar e reproduzir edições fiéis, que se assemelhem aos textos autorais, passando por um trabalho especializado e árduo dos críticos textuais, a fim de retomar a fidedignidade do texto. Dessa maneira, alguns editores felizmente fazem uma restauração dos textos autorais mantendo aquilo que por fim foi idealizado pelo autor.
Portanto é de suma importância a busca por textos fidedignos, pois assim teremos acesso ao que o autor realmente queria transmitir e estaremos garantindo uma maior compreensão dos textos, possibilitando análises e interpretações seguras.




Última edição por Tuiany em Ter Set 14, 2010 9:33 am, editado 3 vez(es)

Tuiany

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Textos fidedignos

Mensagem  Lisbella Lopes em Qui Set 09, 2010 10:53 pm

Muitos leitores não são cientes das mudanças e transformações que um texto pode sofrer ao longo de suas diversas edições. Tornar-se consciente desse fato é de total importância, afinal a leitura de um texto fidedigno trará ao leitor o verdadeiro pensamento do autor, suas ideias, opiniões e reflexões. A cada edição ocorre o risco de terceiros ocultarem trechos de grande relevância para o real entendimento ou até mesmo o simples fato de trocar uma única palavra poderá acarretar uma enorme mudança de sentido, a leitura de textos fidedignos é a busca pela origem, pelo real.

Lisbella Lopes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  GABRIELLA DA SILVA JARDIM em Sex Set 10, 2010 2:07 pm

Se eu comprei um livro cujo nome é "Dom Casmurro" de Machado de Assis, é porque eu quero ler o texto que o próprio autor escreveu, e não sua alteração. Isto é, além da importância da essência de um texto e do respeito a obra de um autor, há também o respeito para com o leitor que compra uma obra visando conhecê-la na íntegra e não fragmentos dela ou alterações esdrúxulas da mesma.

GABRIELLA DA SILVA JARDIM

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Textos fidedignos.

Mensagem  kelly de jesus em Sex Set 10, 2010 3:08 pm

Para uma leitura produtiva, é de fundamental importância saber a proscedência do texto que temos em mãos.O texto lido deve conter a veracidade e ser integral, se for essa a proposta vendida no exemplar ou em qualquer outro meio em que esteja o texto lido.Precisamos confiar nas informações ali prestadas como sendo a verdade do autor,seu criador, que passou para seus leitores a verdade do seu texto, e uma cópia mal feita e incompleta acarretaria em uma leitura não produtiva e mentirosa.
Kelly de Jesus da Silva

kelly de jesus

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2010
Idade : 32

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  paola fernandes em Sex Set 10, 2010 10:01 pm

A importância do acesso a textos fidedignos concerne ao ponto de nos fornecer a última versão manifestada pelo autor de determinada obra. Este prática de leitura ou estudo nos proporciona um melhor aprofundamento no texto original, desviando-nos de cópias alteradas ao longo do tempo por copistas ou pessoas que tiveram acesso ao texto ( acervo do autor ) modificando-o posteriormente sem sua permissão.

paola fernandes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qual a importância da leitura dos textos fidedignos?

Mensagem  Ion Jardim em Sab Set 11, 2010 12:38 am

R: A leitura de textos fidedignos é bastante importante para que se compreenda aquilo que quis ser passado pelo autor ,em determinado período e para que não sejam atribuídas falsas noções sobre o texto ou até mesmo sobre o autor. Ao decorrer do tempo, os textos sofrem variações, que podem ser autorais, ou de terceiros. Quando o texto sofre algum tipo de alteração não permitida, há grande risco de o significado global ser prejudicado. Por outro lado, alterações feitas pelo autor, ou que obtiver permissão do mesmo, não representam perigo para o significado geral. Em síntese, a procura pelos textos fidedignos é importante, pelo fato de que ao fazer isso, temos certeza de que estamos abordando uma obra inteiramente aprovada pelo autor, uma obra cuja construção não foi modificada desautorizadamente, mantendo-se assim a sua integridade.

Ion Jardim

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão para ser respondida pelos alunos com base nas aulas de Crítica Textual I /Ecdótica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum