Crítica Textual / Ecdótica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Texto Fidedigno

Ir para baixo

Texto Fidedigno Empty Texto Fidedigno

Mensagem  carloseduardogoulart Qua Set 01, 2010 5:49 pm

O primeiro objetivo de se ler um texto fidedigno é de conhecer a palavra escrita de um homem ou mulher que viveu em um passado distante ou próximo.
A correta compreensão da obra deste autor e da sua visão de mundo no momento de sua elaboração só pode vencer o “ruído” temporal (alterações físicas na obra, na língua, cultura ou realizadas pelos próprios escritores ou por revisores, editores, tipógrafos, copistas através das sucessivas cópias manuscritas ou edições impressas de uma obra), ou pelo menos chegar próximo da visão do autor, através de um maior cuidado e apuro feito por profissionais especializados na preparação de um texto para edição.
É ingenuidade, por exemplo, acreditar que um autor da atualidade pode descrever melhor os fatos ocorridos num dado período do século XIX, que um autor que viveu à época e presenciou os fatos. O que o autor do nosso tempo pode fazer é trabalhar em cima dos dados documentais ou narrativos daquele período.
E para isto acontecer estes dados têm que ser fidedignos. Do contrário, é fantasia baseada em fantasia.
Nesse contexto histórico, também é uma maneira de entender a apreciação literária dos leitores daquele período assim como o correto entendimento dos estilos de época e de suas características.
Por isso, o texto têm que ser fidedigno. Imaginemos que no romance Don Casmurro, de Machado de Assis, a frase original “Encontrei no trem da central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu” fosse mudada ao longo do tempo, por qualquer motivo, para “Encontrei no trem da central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista”. Perderia o sentido original. Perderia em qualidade esta obra. Perderia um pouco toda nossa literatura.
Em outro campo, o respeito a palavra escrita do autor e de sua soberania sobre o texto é algo que moralmente têm que ser valorizado e preservado.
O leitor enquanto consumidor pode exigir das editoras maior atenção com as obras e da integridade destas. Somente assim teremos por parte destas empresas um comprometimento maior com a fidedignidade ao texto original.
Ganha o leitor. Ganha o autor. Ganha toda a literatura.

carloseduardogoulart

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos